GANHE RESPEITO DOS DEMAIS TENDO A OUSADIA DE SER VOCÊ MESMO.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Check up: comece o ano com a saúde em dia

Conheça os exames indicados para homens e mulheres

O começo do ano é uma ótima época para cuidar da saúde. No geral, o check-up começa a ser importante a partir dos 40 anos, mas as mulheres devem iniciar as visitas ao ginecologista ainda mais cedo para exames de rotina.

Segundo a médica da DASA, que em Mato Grosso é representada pelas marcas Cedic/Cedilab, Natasha Slhessarenko, fazer check-ups é a base da chamada medicina preventiva, fundamental para o rastreamento precoce de doenças. Ela explica que, no passado, o médico tinha o costume de solicitar a todos os pacientes uma mesma série de exames. Desde o fim dos anos 80, vigora a filosofia do check-up personalizado.

— Os exames devem ser solicitados por um médico que vai analisar tudo de acordo com o histórico familiar, faixa etária e hábitos de vida do paciente. Mas alguns exames ainda são indicados para todo mundo — explica.

O primeiro aconselhamento da médica é transformar o check-up em um hábito. E fazer os exames na mesma época todo ano pode ajudar.

— Por isso, o começo do ano pode ser a época ideal, já que você sempre vai ter uma referência fácil de quando terá que fazer a próxima bateria de exames — revela. E, quando visitar o médico, é sempre importante levar o exame anterior para comparações.

No entanto, a especialista alerta que não basta apenas fazer o check-up anual. Buscar hábitos saudáveis de vida é fundamental.

— Tenha consciência do seu corpo e do funcionamento do seu organismo. Assim, o médico pode ajudar você a ter mais qualidade de vida, tratando de um possível problema precocemente — diz.

Dos exames de check-up indicados para a maioria das pessoas, Natasha destaca os seguintes:

:: Para homens e mulheres

Colesterol, triglicerídeos, glicose, creatinina (avalia a função renal), hemograma completo, TGO e TGP (enzimas do fígado), exame de urina, eletrocardiograma e ecocardiograma.

— Estes exames podem ajudar a detectar e tratar das mais simples às mais graves enfermidades. O exame de colonoscopia é indicado para homens e mulheres acima de 50 anos, para a prevenção do câncer de intestino. A periodicidade com que devem ser feitos deve ser orientada pelo médico — ressalta.

:: Só para as mulheres

O papanicolau é um dos exames mais importantes para a mulher e deve ser feito pelo menos uma vez por ano.

— Já os exames de mamografia são indicados para as mulheres após os 40 anos de idade, salvo indicação diferente do médico — afirma.

:: Só para homens

O exame de próstata deve ser feito por homens a partir dos 45 anos, mesmo sem histórico familiar e com hábitos normais de vida. Além deste exame, devem ser feitas provas de sangue, tais como de ureia e creatinina, que permitem avaliar o comprometimento da função renal, além da dosagem do PSA (uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico), importante para a exclusão de possíveis tumores malignos da próstata.

— Há ainda o toque retal, que fornece informações sobre o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata — explica.

BEM-ESTAR

Nenhum comentário: